O que é um
Briefing?
Consultas & referências:
O briefing significa "Instrução" em português e são informaçães passadas pelo "Cliente" para o desenvolvimento de um projeto, sendo muito utilizado na área de criação pelos Designers e pelos Publicitários. O briefing deve conter a descrição da situação da marca ou empresa, caso já existam, seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, ter um roteiro de ação, requisitos, restriçães e outras informações relevantes que auxiliem no desenvolvimento das ideias e fundamente o trabalho dos Desiners e Publicitários à alcançar as soluções que o cliente tanto deseja. Ele deve ser eficaz e objetivo, erros por omissão ou excesso de informações podem comprometer e desperdiçar tempo e investimento. As informações também podém ser conflitadas ou captadas através de um questionário que é passado tanto para clientes como internamente.
O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente, é a base do processo de planejamento.
Nenhuma pesquisa é garantia de sucesso absoluto, mas sim uma diminuição dos problemas que se enfrentaria caso ela não fosse feita.